Sejam Bem Vindos ao blog da turma 7M2 do Cólegio Metodista Granbery!

Aqui postaremos trabalhos de Português: Olímpiadas no Rio de Janeiro 2016, H1N1, Copa do Mundo 2010, Pedofilia e Haiti.

Fiquem ligados! Todo mês tem posts!

Haiti : A catástrofe

    A capital do Haiti é Porto Príncipe e fica localizada no sudoeste do país e é um porto no golfo de Gonaives e faz fronteiras com Republica Dominicana. A população do Haiti é estimada em cerca de 8.121.622 habitantes. O Haiti é um dos países do mundo em que a população vive em condições precárias. A expectativa de vida é de apenas 54 anos. A renda per capita não ultrapassa 410 dólares anuais. De cada mil crianças, 105 morrem antes de completar um ano de idade. A desnutrição infantil atinge 27 % das crianças com menos de cinco anos. Somente 42 % dos habitantes têm acesso à água potável e 24 % ao saneamento básico. A miséria atinge a maior parte da população haitiana. O crioulo haitiano também conhecido como créole, é um idioma falado por quase toda a população do Haiti. A outra língua oficial do Haiti é o francês, idioma no qual o crioulo do Haiti se baseia, sendo que 90% do seu vocabulário vêm dessa língua. Outros idiomas também influenciaram o crioulo haitiano, dentre eles o taino (nativo da ilha), algumas línguas do Leste da África (wolof, fon, ewé), o português e o espanhol.



-Está é a atual bandeira do Haiti, ela já passou por varias modificações:






 -Esta foi a anterior à atual, nela há duas faixas verticais preto e vermelho e um símbolo chamado de ”Brasão de Armas”.





    A gourde, moeda local que quase não tinha valor virou pó com o terremoto. Todos agora só aceitam dólar americano no Haiti. O serviço de guia, por exemplo, sai a US$ 20 por dia. Com o carro, salta para US$ 100. Uma fortuna para os haitianos. Mas, com o país devastado, os sobreviventes não têm acesso a bens e produtos mais básicos. O pouco que resta em Porto Príncipe ou chega via República Dominicana ou é vendido a peso de ouro. Quem consegue juntar grandes quantidades de água, comida ou gasolina ganha muito.

    O Terremoto é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que resulta em movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. A maior parte dos terremotos ocorre nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.


    A cidade mais devastada do Haiti foi Porto Príncipe. Lá obtiveram muitos feridos, mas também obtiveram pessoas vivas e com esperanças. A religião do Haiti é o catolicismo romano e alguns da população praticam o vodu. Aqui está a porcentagem de religião dos Haitianos:


Católicos: 64%

Protestantes: 23,6%

Vodu haitiano: 5%

Sem filiação: 5%

Outras: 2,4%.


   
    O Mundo faz as suas preces para um país que muito antes era esquecido agora é lembrado de forma terrível depois deste terremoto que chocou o mundo todo e fez com que os países mais ricos finalmente olhassem para a pobreza e a miséria do mundo e do Haiti.

    Em 12 de Janeiro de 2010, aconteceu uma tragédia no Haiti. Um terremoto de 7 graus na escala Richter. Um dos mais aterrorizantes que já aconteceu no mundo todo, aconteceu em um dos países que mais precisava de ajuda dos outros e que agora, depois desse acontecimento, é que as pessoas se sensibilizam devido a essa grande tragédia que chegou a matar mais de 170 mil pessoas, entre Haitianos e militares. Vários brasileiros que faziam missão de paz naquele país morreram e deixaram a família para trás. Entre as vítimas a presidente e fundadora da pastoral da criança Zilda Arns, que sem dúvida foi uma das mulheres mais importantes que o Brasil já teve para defender e cuidar das crianças. E um detalhe, muitos falam que Zilda era santa, e um relato interessante: ela morreu dentro de uma igreja no Haiti depois de ser atingida por escombros da igreja.


    Segundo relatos de Marcos, um amigo da mãe de um integrante do grupo, que está em missão de paz no Haiti, o terremoto é como aqueles que aparecem em filmes na televisão, e até mais assustadores. Ele falou que estava com seu amigo dentro do alojamento quando este o chamou para ir jogar vôlei com os outros no jardim. Na hora que ele estava saindo do alojamento a terra começou a tremer. Ele achou o fato estranho, a terra foi tremendo cada vez mais. Então, ele saiu correndo do alojamento, enquanto este desabava. Sua salvação foi que com o terremoto se abriu uma cratera no meio de onde os seus amigos estavam brincando, eles pularam para dentro da cratera e ficaram lá até o terremoto parar, também disse que ele e seus amigos estão só com a roupa do corpo e que perderam tudo. Marcos também falou que no dia seguinte estava um caos com um cheiro insuportável de pessoas mortas pelas ruas, e que a confusão era generalizada pois muitas pessoas estavam desesperadas pois no meio dos escombros estavam muitos de seus familiares e que só os brasileiros não seriam capazes de ajudar todos. Marcos disse que aquilo parecia o fim do Mundo.



     Parecia que tudo estava no fim, mas dois dias depois do acidente chegou o poder militar de Estados Unidos e Israel as duas maiores potências em equipamentos que se pode ver no mundo. Marcos disse que quando eles chegaram com aquele avião enorme os brasileiros se sentiram uma formiga perto deles. Os soldados tinham tudo, tanto que a revista do dia seguinte trazia essa frase para a chegada deles: “Melhor com eles: IMPOSSÍVEL sem”. Ou seja, só um grande país com grandes soldados poderia ajudar não só com muito dinheiro, mas com sua tropa de elite que pode ajudar um país devastado em tão pouco tempo. Marcos disse também que os israelenses, devido as grandes guerras que participam, não só como os americanos, poderiam ajudar um país tão pobre em tão pouco tempo... Só isso já relata muito sobre o sofrimento dos haitianos, que menos de horas tiveram tudo e mais um pouco devastado. Como disse Marcos, isso é o fim do mundo.

Grupo: Caio Rossini, Diego Paiva, Victor Ferreira, Victor Braga, Victor da Costa e Ismael Ferreira
Fonte: Wikpédia

0 comentários:

Postar um comentário

Return top