Sejam Bem Vindos ao blog da turma 7M2 do Cólegio Metodista Granbery!

Aqui postaremos trabalhos de Português: Olímpiadas no Rio de Janeiro 2016, H1N1, Copa do Mundo 2010, Pedofilia e Haiti.

Fiquem ligados! Todo mês tem posts!

H1N1 - Introdução


 A H1N1 é uma doença que é causada pela mutação do vírus Influenza A. Uma doença respiratória muito contagiosa, porém com baixa mortalidade.

O vírus é disseminado através da tosse, espirro e, principalmente da eliminação do vírus nas mãos do doente. A forma mais comum de contaminação e através de pessoas que entram em contato com o vírus e em seguida levam as mãos à boca, nariz ou olho. Portanto, é preciso lavar as mãos sempre e evitar tocar nas regiões cujas mucosas ajudam no processo de contaminação.

O vírus se liga às células que revestem o aparelho respiratório e as agride. Ele causa inflamação no sistema respiratório e pode atingir os pulmões, causando pneumonia viral. Os sintomas da H1N1 são parecidos com os da gripe. A pessoa contaminada pode ter início de febre alta, junto com tosse, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, coriza, garganta inflamada, calafrios, e às vezes vomito e diarréia. A doença pode evoluir para  insuficiência respiratória.

Para evitar a contaminação, o doente gripado deve evitar sair de casa para não contaminar o lugar  que irá frequentar. Ao espirrar ou tossir, deve cobrir o rosto com lenço ou máscara descartável, e ficar em um local único com janelas e portas abertas para entrada de ar. Quem cuida do paciente deve ultilizar máscara e jogá-la no lixo após o uso. É recomendado evitar manter as mãos sujas e não levá-las à boca, nariz ou olhos e evitar frequentar ambientes que possuem muitas pessoa.

Se for dada a confirmação diagnóstica, o tratamento é realizado com remédios antivirais, sempre com acompanhamento médico. Podem também ser ultilizados medicamentos sintomáticos (para febre e dores) e líquidos orais. Os serviços de saúde devem ficar atentos àquelas pessoas com maior risco de desenvolver formas graves de gripe, como idosos,  portadores de problemas crônicos des saúde, gestantes e etc. 

POSSIBILIDADE DE UM SEGUNDO SURTO  DA GRIPE SUÍNA

A história se repete ao longo dos séculos, registrando a cada 10 ou 50 anos uma doença causada pelo vírus influenza e baseada nos sintomas  do que conhecemos como "gripe". Estão nessa lista os faraós no Egito (2500 a.C); os chineses no ano 500 a.C; muitos países nos séculos seguintes; praticamente o mundo inteiro em 1918; e atualmente o México em abril de 2009. O mundo foi de novo abalado por uma ameaça que nunca saiu totalmente de cena. É MUTAÇÃO a palavra para explicar por que o festival de espirros  e dores generalizadas pelo corpo, é mais do que uma doença sazonal.
Gripe espanhola (grande surto em 1918)

E será que a H1N1 voltará outra vez?


Durante o inicio do ano, as escolas já deslacraram os bebedouros, já não encontramos mais álcool em gel por todos os lugares e a famosa gripe A não esta mais na boca do povo... Mas será que essa falta de cuidado pode realmente nos trazer mais problemas? Principalmente durante o CARNAVAL, que é também o palco perfeito para contaminação de varias doenças, e principalmente as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como a AIDS.

Então a dica é sempre ter muita higiene e cuidado com a saúde, afinal, assim nos prevenimos de várias doenças e ganhamos uma qualidade melhor de vida.




Fontes :






 Grupo: Daniele, Aline, Debora, Yasminn, Vitoria, Lawinia

1 comentários:

Postar um comentário

Return top