Sejam Bem Vindos ao blog da turma 7M2 do Cólegio Metodista Granbery!

Aqui postaremos trabalhos de Português: Olímpiadas no Rio de Janeiro 2016, H1N1, Copa do Mundo 2010, Pedofilia e Haiti.

Fiquem ligados! Todo mês tem posts!

Olimpíadas no Rio de Janeiro 2016 - Violência e Narcotráfico


Trabalho - Blog - 7M2 - Grupo 4


Os principais problemas do Rio de Janeiro são a violência e o tráfico de drogas. Vários problemas atrapalharam a candidatura do Rio de Janeiro, como: transporte público, infra-estrutura e outros. Mas os mais angustiantes são mesmo a violência e o tráfico de drogas. A prefeitura do Rio tem tentado ao máximo acabar com o problema do tráfico. Mas ele está somente começando.


Os Donos do Morro

  As favelas cariocas desempenharam uma função estratégica para os traficantes. Elas cresceram durante os anos 1960, quando o Rio viveu um processo de rápida urbanização e migração, sem que houvesse um planejamento econômico para atender a população.

Na ausência da Policia, os traficantes responsáveis pela distribuição de drogas no varejo se tornaram as figuras mais importantes dentro das favelas. Em troca do silêncio dos moradores, os traficantes mantêm a paz na favela.

Os traficantes tinham mão-de-obra barata, os jovens, para o negocio ilegal, já que os jovens não tinham oportunidade. O tráfico se tornou uma forma de sustento para várias pessoas e suas famílias.

Outra vantagem importante que os morros oferecem aos traficantes é a topologia. Do alto das favelas, os bandidos conseguem monitorar a entrada de viaturas policiais e se prevenir. A ocupação irregular das favelas, com ruas estreitas, becos, esconderijos e dezenas de entradas e saídas, também dificulta o trabalho da polícia.

Entrevista

Conseguimos um relato, em outubro de 2009, feito pelo policial Danillo Ferreira. Leia a seguir:

Nos últimos meses, as pessoas têm-se perguntado o seguinte: você é a favor da escolha do Rio de Janeiro como cidade sede das Olimpíadas de 2016, mesmo com a violência urbana característica da cidade?

“Sim, pois enquanto profissional não posso negar que o Rio de Janeiro, como praticamente todos os grandes centros urbanos brasileiros, é assolado pela insegurança, tendo o tráfico de drogas como seu impulsionador crucial. Mortes não são incomuns, roubos e furtos também não, e, salvo exceções, a população não confia muito nas autoridades constituídas, dentre elas, as polícias.“ Diz o policial.


Narcotráfico no Rio de Janeiro

Narcotráfico é o nome politicamente correto pra trafico de drogas.

O narcotráfico é produzido em escala global, desde o cultivo em países subdesenvolvidos até seu consumo, principalmente nos países ocidentais, nos quais o produto final atinge um alto valor no mercado negro. O consumo de drogas acarreta importantes consequências sociais: crime, violência, corrupção e marginalidade, dentre outros. Por isso a maioria dos países do mundo proíbe a produção, distribuição e venda destas substâncias. Consequentemente, formou-se um mercado ilegal de entorpecentes e psicotrópicos. Hoje, o narcotráfico tomou conta de muitos jovens em baladas e em festas. Não diferencia classe social, muitas pessoas ricas que não vivem em favelas também são usuários.


Produção

A maioria dos entorpecentes é produzida em países da América do Sul, Sudeste Asiático e Oriente Médio, entrando nos países consumidores através de contrabando. Tradicionalmente, os Estados Unidos, o México, a União Européia, o Japão e especialmente Cingapura (onde o tráfico e o consumo de drogas são punidos com a morte) têm imposto uma lei de tolerância zero aos países produtores. Entretanto, em muitos desses países, a cultura de coca, e maconha é uma importante fonte de subsistência de que eles não estão dispostos a abdicar. Por outro lado, substâncias psicotrópicas como o LSD, as anfetaminas e outras substâncias sintéticas, como o êxtase, são produzidas em países desenvolvidos.




Origem

Em locais onde a legislação restringe ou proíbe a venda de determinadas drogas populares é uma consequência o desenvolvimento de um mercado negro. A maioria dos países considera o narcotráfico um problema muito sério. Em 1989, os Estados Unidos intervieram no Panamá com o propósito de acabar com o narcotráfico. O governo da Índia realizou operações no Oriente Médio e a própria península da Índia para seguir o rastro de vários narcotraficantes. Algumas estimativas do comércio global puseram o valor das drogas ilegais a cerca de US$ 400 bilhões no ano 2000; esse valor, somado ao valor do comércio global de drogas legalizadas (tais como o tabaco e o álcool), responde a uma quantidade superior ao dinheiro gasto com alimentação no mesmo período de tempo. Em 2005, o Relatório Mundial sobre Drogas das Nações Unidas informou que o valor do mercado ilícito de drogas foi estimado em 13 bilhões de dólares no nível de produção, 94 bilhões no nível de preço de mercado e a mais de um trilhão baseado nos preços de cultura, levando em conta inclusive as perdas.

Embora o consumo seja mundial, o maior mercado consumidor é os Estados Unidos seguido da Europa. Os maiores produtores do mundo são o Afeganistão (ópio), o Peru e a Colômbia (cocaína).

Filmes Indicados

Tropa de Elite


Trailer:


Cidade de Deus


Trailer:

Cidade dos Homens

Trailer:


Fonte:
http://www.wikipedia.com/


Grupo:

Carlo Lemos - REDAÇÃO FINAL, PESQUISA e PESQUISA DE IMAGENS/ VÍDEOS
Antonio Sobrinho - REDAÇÃO FINAL e PESQUISA
Lucas do Valle - PESQUISA, REDAÇÃO FINAL E PESQUISA DE VÍDEOS
Gabriel Rosa - PESQUISA e PESQUISA DE IMAGENS
Igor Bastos - PESQUISA
Tomás Civinelli - REDAÇÃO FINAL
Letícia Machado - PESQUISA
Paula Barbosa  - PESQUISA

0 comentários:

Postar um comentário

Return top