Trabalho - Blog - 7M2 - Grupo 4
Os principais problemas do Rio de Janeiro são a violência e o tráfico de drogas. Vários problemas atrapalharam a candidatura do Rio de Janeiro, como: transporte público, infra-estrutura e outros. Mas os mais angustiantes são mesmo a violência e o tráfico de drogas. A prefeitura do Rio tem tentado ao máximo acabar com o problema do tráfico. Mas ele está somente começando.
Os Donos do Morro

Na ausência da Policia, os traficantes responsáveis pela distribuição de drogas no varejo se tornaram as figuras mais importantes dentro das favelas. Em troca do silêncio dos moradores, os traficantes mantêm a paz na favela.
Os traficantes tinham mão-de-obra barata, os jovens, para o negocio ilegal, já que os jovens não tinham oportunidade. O tráfico se tornou uma forma de sustento para várias pessoas e suas famílias.
Outra vantagem importante que os morros oferecem aos traficantes é a topologia. Do alto das favelas, os bandidos conseguem monitorar a entrada de viaturas policiais e se prevenir. A ocupação irregular das favelas, com ruas estreitas, becos, esconderijos e dezenas de entradas e saídas, também dificulta o trabalho da polícia.
Entrevista
Conseguimos um relato, em outubro de 2009, feito pelo policial Danillo Ferreira. Leia a seguir:
Nos últimos meses, as pessoas têm-se perguntado o seguinte: você é a favor da escolha do Rio de Janeiro como cidade sede das Olimpíadas de 2016, mesmo com a violência urbana característica da cidade?
“Sim, pois enquanto profissional não posso negar que o Rio de Janeiro, como praticamente todos os grandes centros urbanos brasileiros, é assolado pela insegurança, tendo o tráfico de drogas como seu impulsionador crucial. Mortes não são incomuns, roubos e furtos também não, e, salvo exceções, a população não confia muito nas autoridades constituídas, dentre elas, as polícias.“ Diz o policial.
Narcotráfico no Rio de Janeiro
Narcotráfico é o nome politicamente correto pra trafico de drogas.
O narcotráfico é produzido em escala global, desde o cultivo em países subdesenvolvidos até seu consumo, principalmente nos países ocidentais, nos quais o produto final atinge um alto valor no mercado negro. O consumo de drogas acarreta importantes consequências sociais: crime, violência, corrupção e marginalidade, dentre outros. Por isso a maioria dos países do mundo proíbe a produção, distribuição e venda destas substâncias. Consequentemente, formou-se um mercado ilegal de entorpecentes e psicotrópicos. Hoje, o narcotráfico tomou conta de muitos jovens em baladas e em festas. Não diferencia classe social, muitas pessoas ricas que não vivem em favelas também são usuários.
Produção
A maioria dos entorpecentes é produzida em países da América do Sul, Sudeste Asiático e Oriente Médio, entrando nos países consumidores através de contrabando. Tradicionalmente, os Estados Unidos, o México, a União Européia, o Japão e especialmente Cingapura (onde o tráfico e o consumo de drogas são punidos com a morte) têm imposto uma lei de tolerância zero aos países produtores. Entretanto, em muitos desses países, a cultura de coca, e maconha é uma importante fonte de subsistência de que eles não estão dispostos a abdicar. Por outro lado, substâncias psicotrópicas como o LSD, as anfetaminas e outras substâncias sintéticas, como o êxtase, são produzidas em países desenvolvidos.
Origem
Em locais onde a legislação restringe ou proíbe a venda de determinadas drogas populares é uma consequência o desenvolvimento de um mercado negro. A maioria dos países considera o narcotráfico um problema muito sério. Em 1989, os Estados Unidos intervieram no Panamá com o propósito de acabar com o narcotráfico. O governo da Índia realizou operações no Oriente Médio e a própria península da Índia para seguir o rastro de vários narcotraficantes. Algumas estimativas do comércio global puseram o valor das drogas ilegais a cerca de US$ 400 bilhões no ano 2000; esse valor, somado ao valor do comércio global de drogas legalizadas (tais como o tabaco e o álcool), responde a uma quantidade superior ao dinheiro gasto com alimentação no mesmo período de tempo. Em 2005, o Relatório Mundial sobre Drogas das Nações Unidas informou que o valor do mercado ilícito de drogas foi estimado em 13 bilhões de dólares no nível de produção, 94 bilhões no nível de preço de mercado e a mais de um trilhão baseado nos preços de cultura, levando em conta inclusive as perdas.
Embora o consumo seja mundial, o maior mercado consumidor é os Estados Unidos seguido da Europa. Os maiores produtores do mundo são o Afeganistão (ópio), o Peru e a Colômbia (cocaína).
Filmes Indicados
Tropa de Elite
Trailer:
Cidade de Deus
Trailer:
Cidade dos Homens
Trailer:
Fonte:
http://www.wikipedia.com/
Grupo:
Carlo Lemos - REDAÇÃO FINAL, PESQUISA e PESQUISA DE IMAGENS/ VÍDEOS
Antonio Sobrinho - REDAÇÃO FINAL e PESQUISA
Lucas do Valle - PESQUISA, REDAÇÃO FINAL E PESQUISA DE VÍDEOSGabriel Rosa - PESQUISA e PESQUISA DE IMAGENS
Igor Bastos - PESQUISATomás Civinelli - REDAÇÃO FINAL
Letícia Machado - PESQUISA
Paula Barbosa - PESQUISA
0 comentários:
Postar um comentário